Saúde - Junta de Freguesia de Delães - Vila Nova de Famalicão

Saúde

Vacinação Covid: novas orientações e agendamento

Vacinação Covid: novas orientações e agendamento

A Direção-Geral da Saúde atualizou ontem, dia 21 de abril, a norma da vacinação contra a COVID-19, de forma a adaptar a estratégia a um cenário de maior disponibilidade de doses de vacinas.

Concluída a primeira fase deste plano, a norma passa a estabelecer apenas mais uma fase (fase 2), que define duas estratégias distintas: a vacinação por faixas etárias decrescentes, até aos 16 anos, e de pessoas com 16 ou mais anos e que tenham doenças com risco acrescido de COVID-19 grave ou morte.

Entre as doenças incluídas para a fase 2 estão a diabetes, obesidade grave (IMC = 35kg/m2), doença oncológica ativa, pessoas em situação de transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves (como as doenças neuromusculares) e as doenças mentais.

As pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2 há pelo menos seis meses podem ser vacinadas contra a COVID-19 nesta fase, de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem. A vacinação será feita com apenas uma dose, independentemente da vacina, e apenas quando for iniciada a vacinação das pessoas com menos de 60 anos.

A norma refere adicionalmente quais os métodos de agendamento e convocatória para vacinação, quer as pessoas sejam ou não seguidas pelo Serviço Nacional de Saúde.

O Plano de Vacinação é dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico e à calendarização da chegada a Portugal das diferentes vacinas contra a COVID-19. Os objetivos são salvar vidas, através da redução da mortalidade e dos internamentos por COVID-19 e da redução dos surtos, sobretudo nas populações mais vulneráveis, e preservar a resiliência do sistema de saúde e do sistema de resposta à pandemia e do Estado.

Consulte a norma aqui.

Adicionalmente foi lançado pelo Ministério da Saúde o site para o pedido de agendamento para esta segunda fase da Vacina COVID-19.

Se tem mais de 65 anos e ainda não foi vacinado aceda e faça o agendamento aqui:

https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/

(fonte: https://covid19.min-saude.pt e https://www.dgs.pt)

Conselhos em tempo de pandemia

Conselhos em tempo de pandemia


Partilhamos o Boletim Informativo desenvolvido pelo grupo de trabalho "Envelhecimento Ativo" no âmbito das ações que integram as atividades desenvolvidas pela Comissão Inter Freguesias de Vila Nova de Famalicão (CSIFAU VF).

Dia Nacional do Dador de Sangue 2021

Dia Nacional do Dador de Sangue

 
A todos os dadores de sangue o nosso OBRIGADO!
 
Hoje assinala-se o Dia Nacional do Dador de Sangue.

Top