Espaço Sénior - Junta de Freguesia de Delães - Vila Nova de Famalicão

Espaço Sénior

Reativada a utilização do Passe Sénior Feliz

Na sequência da retoma progressiva da atividade, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que foi reativada a utilização do Passe Sénior Feliz.

Assim, os reformados e cidadãos com 65 ou mais anos de idade residentes no concelho podem voltar a carregar este título de transporte e circular, sem qualquer limite de viagens, em todas as carreiras das empresas de transporte rodoviário de passageiros que operam no território do município – a ARRIVA, TRANSDEV e PACENSE.

O Passe Sénior Feliz pode ser carregado no Centro Coordenador de Transportes, das 09h00 às 13h00h e das 14h00 às 17h00h de segunda a quinta-feira e das 09h00 às 11h00 à sexta-feira.

Recorde-se ainda que o valor mensal é de 15,56 euros. Deste valor a Câmara Municipal comparticipa com cerca de 50%, cabendo ao utente o pagamento mensal de 7,73 euros.

(fonte: https://www.famalicao.pt/)

Pensão na hora - Disponível na Segurança Social Direta

Pensão na hora
Disponível na Segurança Social Direta

Está disponível um novo serviço na Segurança Social Direta que permite pedir a pensão de velhice na hora, de forma mais simples e rápida.

Antes de iniciar o pedido na Segurança Social Direta poderá ver o cálculo da pensão de velhice, ficando visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão a receber.
Após o preenchimento do requerimento online, o cidadão pode ter o pedido aprovado automaticamente, sendo-lhe atribuída uma pensão provisória num prazo máximo de 24 horas.

As condições necessárias para a atribuição da pensão provisória são as seguintes:

• Possuir idade pessoal de acesso;
  • Ter o número de anos de descontos necessários para acesso à pensão;
  • Ter carreira contributiva apenas na Segurança Social;
  • Estar abrangido pelo regime normal de reforma, não tendo carreiras especiais;
  • Ser residente em Portugal;
  • Não ter dívidas à Segurança Social, como trabalhador independente;

Nas restantes situações, o processo entregue pela Segurança Social Direta será objeto de análise por parte dos serviços da Segurança Social com maior celeridade.

Para receber a pensão de forma mais segura, célere e cómoda registe também o seu IBAN na Segurança Social Direta, no menu “Perfil”, opção “Conta bancária”. Aceda aqui.

Atualize também os seus contactos de e-mail e telefone para ser contactado de forma mais ágil pela segurança social.

Com este novo serviço digital e o processo de aprovação automático de pensões de velhice, será possível reduzir o número de pensões sujeitas a análise manual por parte da Segurança Social, o que se traduz numa maior rapidez em todo o processo.

Para mais informações aceda à página da Segurança Social ou veja o vídeo explicativo Pensão Velhice Online

Passeios da Freguesia 2018 e 2019

Veja ou reveja os nossos passeios da freguesia de 2018 e 2019.

Foram dias bem passados e que fomentaram o espírito de união e camaradagem dos nossos conterrâneos.

2019 - Parque de Lazer da Lagoa do Alvão

Vila Pouca de Aguiar